domingo, 5 de fevereiro de 2012

Destino: Miami

Miami está longe de ser meu destino preferido. Então, por que falar da cidade num blog chamado "Meu destino preferido"? Bem, posso não ser fã de Miami, mas tem muita gente que é... E como passei por lá nas minhas últimas férias, acho que vale à pena compartilhar algumas dicas. Apesar do comentário acima, não desanime e leia o post até o final! Quem sabe você não se apaixona por Miami?

Sobre Miami

Miami, situada no estado da Florida, é uma espécie de porta de entrada para brasileiros nos Estados Unidos. Para chegar a diversas cidades do país, saindo do Brasil, há grandes chances de você fazer escala por lá. Além de algumas rápidas paradas no aeroporto, ficamos por duas vezes na cidade. Na primeira delas, tivemos apenas uma noite, já de passagem para algum outro lugar. Mas em nossas últimas férias, decidimos aproveitar para ficar uns dias e realmente conhecer a cidade.

Miami é o paraíso não apenas de milhares de turistas brasileiros que passam por lá todos os anos em busca de boas compras, mas também de imigrantes de toda a América Latina. É mais comum você ouvir espanhol nos espaços públicos da cidade do que o próprio inglês. O português também é bastante falado, não apenas por brasileiros, mas por americanos que vêm aprendendo o idioma com o intuito de atender o crescente grupo de turistas (e consumidores) do Brasil.

Parace que Miami é a cidade ideal para quem gosta de compras, praia e agitos noturnos. O clima é agradável, com verões bem quentes como estamos acostumados por aqui. Estive lá em  outubro (outono), mas apesar do calor os dias foram chuvosos. O que quer dizer que, mesmo hospedada em Miami Beach, não pude aproveitar a praia. Sinceramente? Não fez muita falta. Temos praias muito mais bonitas no Brasil. Como também não curto uma balada, devo logo confessar que minhas dicas sobre Miami vão se limitar ao terreno das compras...

Como chegar

É possível voar para Miami por companhias aéras como Tam, Gol, Avianca, Copa, Taca, Aerolineas Argentinas,  Lan, United Airlines, Delta e Continental, ente outras. Com tantas opções, não é difícil conseguir comprar sua passagem a um preço acessível com uma boa antecedência. A Tam, por exemplo, tem vôos diretos e diários partindo de cidades como São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão) e Manaus. Há vôos diretos também saindo de Belo Horizonte e Brasília, embora estes não sejam diários.

Chegando à Miami, não hesite tem alugar um carro. A não ser que você tenha um parente ou amigo esperando por você no aeroporto. Como em outras típicas cidades americanas, carro é essencial para se locomover por lá. Além de ser a melhor opção para carregar as (muitas) compras. Você pode reservar o carro pela internet e retirar no próprio aeroporto com o comprovante da reserva. Entre as locadoras que têm loja por lá estão a Alamo, a Hertz e a Avis.
 
Confira:

Para dirigir nos Estados Unidos basta a sua carteira de motorista aqui do Brasil mesmo. Mas por precaução, com o objetivo de facilitar a "tradução" do seu documento, você pode fazer uma habilitação internacional para dirigir. O Touring Club do Brasil oferece este serviço em várias capitais brasileiras. Neste caso, você deve levar na viagem a sua habilitação original junto à carteira feita no Touring Club. A diferença é que ela vem traduzida em diversos idiomas, agilizando a comunicação caso seja parado pela polícia.

Para informações clique aqui e acesse o site do Touring Club do Brasil. Lá você encontra endereço e telefone da sede mais próxima.

E GPS é fundamental, viu? Você pode alugar um carro com GPS, levar o seu (se tiver) desde que tenha um mapa atualizados dos EUA, ou ainda comprar um por lá em lojas de eletrônicos como a Best Buy.

Onde ficar

Na primeira vez em que estivemos em Miami, nos hospedamos no Monaco N Miami and Sunny Isles Beach, da rede de motéis Travelodge. Aliás, quando viajamos pela Califórnia (esta viagem renderá outros posts), ficamos em diversos motéis desta rede. Nos Estados Unidos, o motel, no sentido original da palavra (contração de motor e hotel), ou seja, um hotel ao qual se chega de carro e que, geralmente, fica à beira de uma rodovia, é uma opção barata e segura. No caso do Monaco N Miami, ele fica à beira-mar mesmo, bem longe da estrada. Mas passamos apenas uma noite lá.

Nesta última viagem, ficamos em Southbeach (Miami Beach), numa espécie de condomínio onde se alugam apartamentos, o Sunbrite Apartments. Além do quarto, banheiro, TV, internet e as comodidades básicas, o apartamento inclui uma pequena cozinha com fogão, microondas, geladeira e utensílios diversos. Com isso, podíamos ir ao supermercado e comprar itens para café da manhã e até mesmo jantar, economizando uma boa grana em restaurantes.


 
Há toalhas e amenidades disponíveis, mas não são oferecidos serviços, exceto por uma arrumadeira às sextas-feiras. A única desvantagem foi não haver estacionamento no Sunbrite. E, em Miami Beach (o que só descobrimos lá), as vagas na rua são destinadas aos moradores após às 17h (quase nenhuma residência tem garagem), sob pena de multa e reboque. Melhor não arriscar... Deixamos o carro em um dos muitos estacionamentos dos arredores. O problema foi o preço "salgado": cerca de 20 dólares por noite.
Consulte os sites booking e tripadvisor para pesquisar hotéis.

O que fazer

Compras, compras e compras! É quase tudo o que tenho a dizer. Mas tudo bem, vou dar algumas dicas de passeio por lá. Southbeach é a primeira delas. A área é agradável, com casas, pequenos prédios, restaurantes e muitas lojas.

 
Lá você pode dispensar o carro e passear a pé ou de bicleta. É possível alugar uma em estações nas ruas mesmo. 

 
A região de Southbeach é marcada pela arquitetura no estilo art decó, dos anos 20. Os edifícios mais famosos ficam nas avenidas Collins, Washington e na Ocean Drive. Esta última é uma agradável avenida beira-mar. 


 
Também é lá que fica a Lincoln Road, ideal para uma passeio a pé com pausas para um café e compras. Você encontra, por exemplo, lojas da Apple, Banana Republic, Nespresso, Guess, Kiehl' e até mesmo da brasileira Osklen. Além disso, a Lincoln Road abriga a Paul, uma padaria francesa que eu amo! Não deixe de provar o pain au chocolat, embora não seja tão saboroso quanto o da Paul em Paris. Nossa última noite em Miami era Halloween, e foi interessante ver a Lincoln Road lotada de adultos e crianças fantasiadas... Deu para sentir bem o clima dessa festa tão tradicional para os americanos.


É lá também que fica a galeria do artista pernambucano Romero Britto. Britto aliás é uma febre em Miami! As obras do brasileiro estão por toda parte, de shoppings a museus, fora os produtos que levam a marca do artista e  são vendidos em redes como a Bed, Bath & Beyonds e em lojas próprias.


Coral Gables também é uma região bacana. Nas redondezas do Coco Walk (um shopping a céu aberto), você pode andar a pé e curtir o que parece um bairro "comum", como estamos habituados aqui no Brasil. No dia em que passamos por lá, vimos até uma feira livre! Devido à chuva, acabamos não descendo do carro para explorar o local e fazer fotos. Mas existe um parque bem bonito, junto ao mar, bom para atividades esportivas ou um piquenique. Até araras e maritacas vimos por lá. No caminho, já havíamos passado pela Old Cutler, uma rua bem residencial, repleta de belas casas.

Outras atrações turísticas que parecem interessantes, mas acabei não visitando são: o Viscaya Museum and Gardens, o Adrienne Arsht Center (o grande espaço cultural de Miami) e a Venetian Pool ou piscina veneziana, considerada uma das mais belas do mundo e aberta ao público. Para informções sobre estes e outros passeios você pode consultar o site Vamos para Miami.

Finalmente, vamos às compras!

Paraíso das compras, assim Miami é conhecida entre os turistas brasileiros. E realmente são muitas as opções, embora Orlando, também na Florida, na minha opinião não deixe nada a desejar neste mesmo quesito. Assim como Nova York, que tem ótimas lojas e algumas barganhas imperdíveis. As diferenças estão principalmente nas taxas de imposto.

É importante ressaltar que, nos Estados Unidos, os preços que você vê nos produtos expostos não têm embutido o imposto. Por isso, você deve lembrar-se que, no ato da compra, vai pagar o valor do produto mais um percentual de imposto variável, não sei ao certo se por estado ou município.

Em Miami, pagamos 7% de  taxa. Em Orlando, que é outra cidade no mesmo estado, o valor pago em 2010 era algo acima de 6% mas ainda abaixo dos 7%. Ou seja, não sei se realmente a taxa é mais barata em Orlando, ou se simplesmente, entre 2010 e 2011, houve aumento do imposto no estado da Florida como um todo. Já em Nova York, que é outro município e outro estado, desde 2008, quando lá estivemos pela primeira vez, a taxa de imposto já ficava acima de 8% do valor da compra.

Mas vamos ao que interessa, os principais endereços de compras em Miami!

TJ Maxx

Qualquer que seja a cidade dos Estados Unidos que eu visite, não deixo de procurar uma TJ Maxx. A loja de departamento é uma excelente opção para comprar bolsas e carteiras de marcas como Guess, Tommy Hilfiger, Kate Spade e Mark Jacobs, entre outras, a preços módicos. As bolsas da Tommy Hilfiger, aliás, geralmente são mais baratas na TJ Maxx do que na própria loja da Tommy nos outlets (espécie de shoppings especializados em ponta de estoque de grandes marcas, se posso definir assim).

Certamente, em viagem aos EUA você vai precisar comprar uma mala nova... A TJ Maxx também é ótima para isso. Você pode encontrar Tommy Hilfiger, Liz Clairbone e Samsonite a preços excelentes . Só fique atento com a peça que vai adquirir para verificar se não possui algum defeito, o que é bastante comum.  Lá também é possível comprar roupas, sapatos, lingerie e pijamas, além de artigos para casa. Trago sempre toalhas e jogos de lençol de qualidade excelente e preços baixos.


Você encontra a TJ Maxx em vários endereços de Miami. Nós acabamos frequentando a loja que fica no pequeno complexo Fifth & Alton (5th Street at Alton Road, Miami Beach, FL 33139), mais próxima a nossa hospedagem. Lá também ficam lojas da Ross, Best Buy e Publix.

Muito similar à TJ Maxx é a Marshalls, que você também encontra espalhada por Miami. E ainda a Ross Dress For Less, embora esta seja um pouco mais bagunçada (e ainda mais popular) que as duas primeiras.

Walmart, Target e Publix

Essas são três grandes redes de supermercado nos Estados Unidos. A diferença é que comida é o artigo de menor importância por lá, porque você simplesmente encontra de tudo um pouco. Eu, por exemplo, adoro comprar xampus e condicionadores da marca John Frieda, o que encontro facilmente nestes supermercados, assim como outros artigos de higiene pessoal e cosméticos diferentes do que temos por aqui. Também já comprei brinquedos e fantasias das princesas que a minha afilhada adora. Tudo a um preço justo.

Walgreens, CVS e Duane Reade

Essas, por sua vez, são três grandes redes de farmácias nos Estados Unidos. Além de cosméticos e remédios, é claro, muitos de marca própria, você também pode comprar nestas lojas alimentos diversos para um lanchinho ou mesmo café da manhã.

Best Buy e Apple Store

As duas lojas são o paraíso dos brasileiros em busca de eletrônicos. Na Best Buy, você encontra de pilhas recarregáveis e acessórios em geral até notebooks, passando por CDs e DVDs, videogames, ipod, ipad, iphone, câmeras fotográficas e filmadoras, entre outros produtos. Isso sem contar os eletrodomésticos. E a Apple Store... Bem, é a Apple Store. Não tem muito mais o que falar.

Entre os endereços da Best Buy em Miami sugiro a do complexo Fifth & Alton (5th Street at Alton Road, Miami Beach, FL 33139). Mas o melhor mesmo é procurar uma que fique mais próximo de onde estiver hospedado. O mesmo vale para a Apple Store. Nós visitamos a da Lincoln Road, em Southbeach.

Os melhores outlets

Essa é a grande dica de compras nos Estados Unidos, onde você compra ponta de estoque das melhores marcas. Nos arredores de Miami, visitamos o Dolphin Mall e o Sawgrass Mills (este último ainda melhor que o primeiro). Em ambos, é possível encontrar lojas da Calvin Klein, Armani Exchange, Tommy Hilfiger, Banana Republic, Gap, Guess, Nike, DKNY, Ralph Lauren, Adidas, Timberland, Forever 21, Nine West, além de marcas mais sofisticadas e caras como Salvatore Ferragamo, Carolina Herrera, e Dolce & Gabanna, entre outras.

Você também encontra lojas de acessórios como Fossil, de cosméticos como Victoria's Secret e L'Occitane, de utensílios como Le Creuset, de brinquedos como Disney Store e Toys "R" Us, grandes magazines como Saks Fifth Avenue e Bloomingdales, e até mesmo lojas de chocolates finos como Godiva e Lindt. Só fique atento, pois nem sempre tudo tem desconto. É o caso da L'Occitane e das lojas de chocolates que praticam preços normais (embora ainda infinitamente mais baixos que os praticados no Brasil).

Outra dica importante: fique atento aos cupons de desconto! Dia desses, uma amiga me alertou sobre a possibilidade de imprimir cupons como estes cadastrando-se no site dos outlets. Muitas lojas também dão descontos na segunda compra caso você responda a uma breve pesquisa sobre a marca na internet com  um identificador disponibilizado na nota fiscal (e não se iluda, você provavelmente vai voltar nas mesmas lojas várias vezes). Há ainda parcerias entre lojas, ao comprar em uma você ganha cupons de 5% a 10% de desconto em outras. E por aí vai... 
Confira os sites e veja se consegue descontos interessantes:


O Dolphin Mall (11401 N.W. 12th Street, Sweetwater, FL 33172) abre diariamente, das 11h às 20h. Já o Sawgrass Mills (12801 West Sunrise Blvd - Sunrise, FL 33323) abre entre 10h e 21h30, de segunda à sábado, e das 11h às 20h, aos domingos.
As mesmas lojas fora dos outlets
Embora sensacionais, os outlets não são tudo em termos de compras... Em Miami, pegamos uma promoção de 40% na loja da Banana Republic na Lincoln Road que acabou valendo mais a pena do que as lojas do Dolphin Mall e do Sawgrass Mills. Isso porque pagamos mais ou menos o mesmo preço por peças mais diversificadas e bonitas. As lojas da Victoria's Secret também têm preços ótimos sempre, independentemente da localização. Você ganha descontos progressivos comprando três ou seis produtos de linhas como a Secret Garden.

Em Miami, ainda há áreas específicas de compras para quem curte decoração, para noivas, para quem está preparando o enxoval do bebê... Para saber mais dicas sobre estas áreas e ainda sobre os diversos shoppings de Miami, consulte o site Vamos para Miami.


Onde comer 

Não fugimos muito do circuito típico de redes de restaurantes nos Estados Unidos, tais como Friday's e Outback, por exemplo. Mas aproveito para destacar dois restaurantes nesta linha. Um deles é o Red Lobster. Aliás, penamos até encontrar um em Miami que ainda existisse. Para quem curte frutos do mar, peixe e afins é uma ótima pedida. Eu adoro o fettuccine com camarões ao molho alfredo. E eles tem um pãozinho (ou biscoito, como chamam) de entrada que é simplesmente delicioso. Outro que só conheci nas últimas férias é o The Cheesecake Factory. A comida é digna e os cheesecakes de sobremesa são divinos.

Visite os sites para saber os endereços atualizados:
 
Para dicas sobre outros restaurantes, acesse também o site Vamos para Miami, que tem opções para todos os gostos e bolsos.

Até a próxima!

Fotos: Karine e Leandro Iglezias

4 comentários:

  1. Simplesmente adorei!!! Agora Orlando e NY!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estive em Miami em dezembro e foi um desprazer alugar um carro pela Avis. Não recomendo. Explico tudo nesse link abaixo:

    http://blog0a100.blogspot.com/2012/01/lincoln-town-car-um-classico-e.html

    No mais, concordo com praticamente tudo que você escreveu Karine! :-)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renato!

    Obrigada por compartilhar sua experiência. Na minha última viagem também aluguei o carro pela Avis, mas como não havia escolhido um modelo específico não tive problemas. Minha única observação fica por conta das enormes filas na loja do aeroporto. Como tínhamos feito nossa reserva pela internet, foi possível utilizar o autoatendimento e sair de lá rapidamente.

    Bem, fica a sua dica. Realmente, o descaso da Avis frente ao seu problema ficou evidente. Péssimo atendimento!

    Beijos.

    ResponderExcluir